top of page

Guia de Coaching: tudo o que você precisa saber

Fazendo uma analogia simples, um coach faz um mix do trabalho de um médico, um personal trainer, um professor, um mecânico e um personal organizer, além de implicitamente atuar como um consultor. Entenda assistindo o vídeo abaixo.




Sumário

O que é o coaching?

Coaching é uma palavra inglesa que significa treinamento, desenvolvimento. Esse treinamento ou desenvolvimento é uma jornada de transformação orientada por um profissional de coaching, "coach" ou, do inglês, "treinadorx", que usa seu conhecimento, formação e experiência para ajudar seu cliente, aluno ou aprendiz - também chamado de "coachee" que significaria algo como "treinando", treinanda" - a resolver um problema ou atingir um resultado melhor e mais rápido do que as pessoas sem a ajuda desse profissional.


Para que serve o coaching?

No tópico anterior, mencionei que o coaching serve para que você tenha resultados melhores e/ou mais rápidos do que uma pessoa sem a ajuda desse profissional. Mas, afinal: Coaching é bom para quê?


Entender as causas reais do problema para valorizar as ações de solução

Graças à extensa e profunda formação, qualificação e experiência dess@ profissional, o Coaching te ajuda a ter uma compreensão mais profunda do problema, logo das soluções propostas pel@ coach, bem como a importância de cada uma para a solução definitiva do problema ou atingimento do objetivo.


Segurança e maior garantia de sucesso

Assim, você fica mais segur@ em seguir as orientações e pode ter maiores expectativas em conseguir resultados realistas e concretos nos termos de tempo e escopo definidos por el@.


Áreas de aplicação do coaching

Para quase todos os problemas e dificuldades que a humanidade enfrenta em qualquer aspecto da vida (pessoal, profissional, acadêmica, negócios, saúde etc.) você pode apostar que tem um profissional ou empresa oferendo serviços de coaching e/ou de consultoria para ajudar a resolver. Sendo assim, a profissão do coaching é muito abrangente e com muitos ramos e nichos diferentes


As mais buscadas normalmente são

Business coaching ou coaching de negócios

para ajudar empresas, negócios e empreendimentos no geral, independente do porte, a conseguirem melhores resultados através de identificação e correção de problemas de desempenho para gerarem mais lucros, diminuir os gastos e custos, e colocar a empresa em uma espiral ascendente de resultados positivos constantes e frequentes, como um dominó que derruba os outros automaticamente, só que nesse caso, o primeiro dominó é a correção da causa raiz do problema que traz melhorias em vários outros processos, departamentos e resultados, principalmente o financeiro; além de treinamento para mudança de mindset para manter as melhorias vindo em diversas áreas, como finanças, vendas, comunicação, etc.


Life coaching:

São coaches que trazem dicas e macetes importantes de comportamento, mindset para melhorar seu dia a dia, produtividade, bem-estar etc.


Coaching de carreira

São profissionais que te dão truques e macetes para que você tenha sucesso na carreira, cresça no trabalho e/ou consiga (re)colocação no mercado de trabalho, se destacando dos demais candidatos.


Coaching de estudos

Já foi muito comentado o quão ineficiente é o ensino padrão das escolas, e suas deficiências que têm como consequência uma experiência de aprendizado ruim para muitas pessoas. O coaching de estudos te ensina a estudar melhor, estudar direito, reter mais conhecimento, normalmente através de uma melhoria na sua organização dos estudos - por isso é normalmente chamada de "Gestão dos Estudos" - e se preparar para provas, concursos etc.


Por que é o coaching é importante?

Para se destacar, se manter atual e relevante no mercado, emprego etc.,

Em uma Era da Informação, onde a tecnologia impera e está em constante avanço e mudanças, nos obrigando a correr para acompanhar, se não quisermos ficar para trás, o que pode ser fatal e até irremediável para empresas e profissionais, além da constante exigência dos consumidores por melhores empresas, produtos e serviços, e de empresas por profissionais cada vez mais qualificados comportamental, emocional e tecnicamente, é exigido cada vez mais das pessoas uma constante, frequente, periódica e proativa atualização, reciclagem e capacidade de aprender e desaprender rapidamente para ficar e se manter relevante e se destacar no mercado de trabalho e negócios, em meio a tanta saturação de opções disponíveis.


Para o seu autodesenvolvimento e manutenção da evolução constantes

Sendo assim, o coaching é muito importante para conseguir fazer os ajustes necessários nos pontos fracos e aprender a destacar os pontos fortes para conseguir essa relevância de uma forma mais personalizada, detalhada e focada para cada cliente. Logo, o coaching é muito relevante para o autodesenvolvimento pessoal, profissional, acadêmico, empresarial etc


Quando eu devo buscar um coach?

Há muitas razões que indicam a necessidade de um coach ou consultor, e a principal delas é quando você diz ou pensa:

"Já tentei de tudo e ainda sim não consigo o resultado que eu quero"

Quando você tenta várias coisas - e de preferência coisas diferentes, porque, segundo Einstein, é loucura fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes -, segue dicas e orientações da internet, tutoriais, enfim, tentou de tudo o que encontrou sozinh@ e nada trouxe os resultados que você busca, é hora de buscar um coach ou consultor para te ajudar a entender onde você está errando e como corrigir o problema, para que você faça as coisas certas para ter o resultado desejado.


@ Coach, como um profissional formad@, especializado@ e experiente na área em que oferece o serviço, vai conseguir identificar o problema facilmente com poucos testes e perguntas, e também será capaz de oferecer as soluções mais assertivas para a solução do problema, visando garantir que ele não volte a ocorrer, já que coaches e consultores costumam cobrar valores mais altos para seus serviços, logo, a garantia de solução eficaz e permanente do problema é - ou deve ser - um compromisso que esses profissionais têm com seus serviços e negócios, já que novos negócios normalmente dependem de recomendações positivas de outros clientes satisfeitos com o serviço, isto é, que obtiveram os resultados que buscavam - e não conseguiam antes - com a ajuda d@ coach -.


Quando eu não devo ou preciso buscar um coach?

Caso você consiga atingir os resultados que quer(ia) - e esteja satisfeit@ com eles - só com as informações que você encontra disponíveis na internet, você não necessita investir em um coach ou consultor, porque, como já mencionado, são profissionais que costumam cobrar mais caro por seus serviços, visando uma melhora significativa e permanente da performance e resultados dos clientes.


Outra razão ou situação que pode ser opcional não ter a ajuda de um coach ou consultor é quando você se acomoda, se conforma e não tem desejos de ter um desempenho melhor do que o atual em alguma coisa. Uns podem chamar de mediocridade e há o risco de ficar para trás rapidamente, ainda no mundo globalizado e movido a tecnologias em constante evolução, mas se você está confortável onde está e não quer sair, não há motivos para buscar esses profissionais. Por tua conta e risco!


Quais são as vantagens e benefícios do coaching?

Na minha opinião, a maior vantagem e benefício de ter um coach para te ajudar é que você não precisa passar por tudo o que ess@ profissional passou (os anos de estudos, os erros e acertos, comer o pão que o diabo amassou, etc) para conseguir os resultados, porque ess@ coach já vai te passar o caminho dos pedras, já mastigadinho para que você apenas siga, como se fosse um mapa para o sucesso. Se colocar no papel os custos com qualificação profissional e acadêmica desses profissionais, sairiam muito mais caro você fazer todos os cursos e qualificações que el@ fez, do que pagar pelo serviço já pronto para consumo, como um fast-food.


As principais vantagens de contar com um profissional de coaching são:

Suporte dedicado

Um@ coach tem o compromisso de te acompanhar para poder te mostrar onde você está errando de forma proativa, ou seja, se el@ estiver vendo que você está errando, não vai esperar você trazer suas dificuldades, e sim, vai te orientar antes que você diga alguma coisa.


Com o avanço das tecnologias de comunicação e informação, como a internet e seus dispositivos como celulares smarthpones, tablets e etc, esse suporte fica muito mais simples, rápido e com uma maior disponibilidades. Aqui na Athena Business Coaching, por exemplo, os coachees podem enviar suas dúvidas, ideias, sugestões e enviar suas tarefas por chat e pela plataforma do(s) Programa(s) Online de Coaching em que está participando a qualquer horário do dia ou da noite, de qualquer dispositivo tecnológico, e ser atendido brevemente, para não perder o fio da meada.

Acompanhamento e correções técnicas

Alguém pra te motivar e puxar tua orelha quando necessário

Melhorias visíveis mais rápido e mais permanentes

Processo personalizado às tuas necessidades e circunstâncias

Você recebe e aprende chaves para o sucesso que não descobria de outras formas


Quais são as consequências do coaching?

"Mas, o que eu ganho com o coach?" é uma pergunta que a maioria das pessoas mais céticas faz em relação a contratar um serviço ou profissional de coaching. Como consequência de um bom Programa de Coaching bem idealizado e bem conduzido, os benefícios que você tem são, mas não se limitam a:


Melhor performance e resultados

Você notará que começa a fazer melhor o que você contratou o coach ou consultor para te ajudar a fazer. Essa melhoria é o objetivo do Coaching e da Consultoria e principal motivo que faz as pessoas investirem tempo e dinheiro nesse serviço. As melhorias podem ser percebidas por você e/ou pelos outros em questão de horas, dias, semanas ou meses, a depender do objetivo, e da sua dedicação em seguir as recomendações e fazer todas as atividades do cronograma propostas pel@ coach.

Aprendizados e evolução concretos, permanentes e constantes

Menos incerteza e mais autoconfiança

Networking e Visibilidade

Ser indicad@ para oportunidades de trabalho, negócios e colaborações exclusivas

É bom para o currículo



Como funciona o processo do coaching?

Como já mencionado antes, o profissional de coaching é um O coach atua como um um personal trainer, com um pouco de um professor, um personal organizer e um médico

Como assim?


Quando você procura um personal trainer, você já chega com a sua insatisfação com a situação atual, e ele ou ela já começa perguntando o teu objetivo, suas limitações e, com base nessas informações - em alguns testes e análises -, vai te retornar um diagnóstico situacional (principal e certamente no Business Coaching), mostrando as causas raiz do problema e, a partir dessas informações, criar um plano de ação, um plano de treino pra você executar. Algo parecido com a prescrição ou receita do médico. E vai deixar essa receita com você, com tudo o que você tem que fazer, bem arrumadinho, só manter, como um personal organizer.


@ Coach vai te ensinar como fazer e executar as orientações da receita, o que tem por trás de cada atividade, por que você tem que fazer, os macetes, os pulo do gato, como um bom professor; e vai te acompanhar pra ver se a estratégia deu certo, se você tá chegando mais perto do seu objetivo ou não, algo comum entre todas as profissões desta analogia.


E se não estiver, vai ver o que tá dando errado e mudar a estratégia. E vai fazer isso até achar uma estratégia que dê certo e, depois disso, é só meter o pé no acelerador e atingir resultados extraordinários e muuito mais rápidos do que as pessoas sem a ajuda desse profissional. Outra coisa em comum entre todas as profissões desta analogia.


E o coaching funciona da mesma maneira, com passos e etapas estruturadas e organizadas para obter o máximo de resultado possível. Uma ordem de etapas de um processo de coaching pode ser a seguinte (mas, a depender do foco do coaching, a ordem das etapas pode variar um pouco):


1. Definir o objetivo

Primeiro, a gente define o objetivo, deixa ele redondo e claro, porque 1 problema bem definido é meio problema resolvido.




letras brancas dizendo "1 problema bem definido é igual meio problema resolvido. Charles Ketterting, líder de Pesquisa na General Motors de 1920 a 1947) " sob um fundo azul petróleo


2. Diagnóstico situacional

Depois, analisamos os recursos e limitações e restrições, pra delimitar o nosso quadrado de ação, tornando o plano de ação personalizado e adaptado à necessidade de cada cliente.


3. Mapeamento de recursos

Aí, fazemos um brainstorming pra gerar o máximo de ideias possíveis de como atingir os objetivos definidos, considerando os recursos e limitações (os desafios).




4. Elaboração do Plano de ação e plano de contingência

Aqui, usamos nossa experiência na área, formação e conhecimentos pra montar um plano, uma receita de bolo pra você seguir à risca.


Aproveitamos o embalo, e já pensamos nos planos de contingência, ou plano B, carta na manga, pra deixar guardado e ser utilizado em caso de incêndio.


5. Implementação/ Execução das ações propostas

Agora, você segue o modo de fazer dado pelo coach, à risca. Esse é o pulo do gato para o sucesso de qualquer jornada de transformação, coaching ou consultoria


6. Follow up ou acompanhamento de resultados e Gestão do Conhecimento

De tempos em tempos, vamos analisar os resultados dessa estratégia definida e, se estiver dando certo, a gente continua e padroniza (ou seja, escrever esse passo a passo na pedra, pra repetir em situações similares no futuro, e deixa registrado pra posteridade ou pra compartilhar com outras pessoas depois, como em um treinamento de novos integrantes (funcionários, colegas etc), já passando o caminho das pedras, o que funciona e o que decepciona e suas razões, pra poupar o novato ou novata de perder tempo passando pelo deserto que você passou - e já começar a contribuir mais rápido, que é uma forma de gestão do conhecimento)


E se não deu certo, analisamos os dados e variáveis, encontramos o erro e a causa raiz do problema, corrigimos, adaptamos ou trocamos de estratégia, usando aqueles planos de contingência ou plano B, C, D etc, as cartas na manga lá, e executamos de novo, até acertar.


Ou, até concluirmos que não tem jeito mesmo. Ou seja, se depois de tentar de tudo, várias estratégias diferentes, de formas diferentes (porque fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes é loucura, segundo Einstein- pra não dizer burrice, na minha opinião), pedir ajuda de fontes tradicionais e não tradicionais, e nada deu certo, ou você percebe que tá fazendo esforço demais e tendo resultado de menos, aí você tem o direito de desistir dessa empreitada, pelo menos por hora. Nesse caso, desistir não é covardia ou fracasso, mas sim saber escolher as suas batalhas de forma inteligente, que é escolher aquelas que você tem mais chance de vencer, porque vão tá no papo pra você. Dã! Dica: tu pode até vender essa descoberta



Quanto custa um programa ou serviço de coaching?

Os preços de serviços ou programas de coaching podem variar de R$0 a milhares de reais por sessão ou por projeto. Dentre os principais fatores que compõem o preço do coaching, os mais críticos são: a relevância e demanda do tema, bem como como relevância, autoridade, renome e reconhecimento do profissional na área, além do modelo de negócios, método de trabalho e grau de complexidade do tema.


Mas, em média, um programa de coaching mais comum costuma custar algo em torno de R$300,00 (trezentos reais) por sessão, e é vendido em pacotes de 5 a 10 sessões, onde o cliente pode pagar o valor integral parcelado, pagar por sessão individual, fazer pagamento por recorrência ou até pagar uma assinatura mensal ou anual, para ter suporte por mais tempo, com um melhor custo benefício (mais indicado para objetivos de cronograma de atividades estimadas para médio a longo prazo, ou seja, que vai levar de meses até anos de execução de tarefas e revisão de resultados para concluir), como é o caso dos Programas de Coaching da Athena Business Coaching. Saiba mais.


BANNER??? + LINK PARA PÁGINA DE PGOS!!

Fatores de preço de coaching

Na hora de escolher o teu coach, você deve saber que há alguns fatores como o modelo de negócio e método de trabalho, nível de qualificação, formação, experiência, renome, prestígio, reconhecimento e autoridade do coach no assunto, e o grau de complexidade, demanda ou procura pela aquisição desse conhecimento ou habilidade, entre outras que ditam se um coach vai cobrar mais caro ou mais barato. Lembrando que nem sempre o mais caro é o melhor, mas às vezes o barato sai caro, então, o ideal é buscar por ofertas que te ofereçam um bom custo-benefíco

A relevância e demanda do tema

Quanto mais importante for o assunto para o sucesso e maior o número de pessoa interessadas ou necessitadas de adquirir esse conhecimento ou habilidade, mais caro será o serviço ou programa de coaching, como acontece nos casos de coaching de carreira, por exemplo, que costumam variar de algumas centenas de reais a milhares de reais por sessão ou projeto, porque tem muitas pessoas buscando cursos e informações sobre como se destacar no mercado de trabalho para conseguir uma promoção, aumento, uma vaga de emprego etc.

Relevância, autoridade, renome e reconhecimento do profissional na área


&& adc esses no menu expansível

modelo de negócios do programa/serviço de coaching:

método de trabalho do coach:

grau de complexidade do tema:




Fatores críticos de sucesso ou fracasso do coaching

Compromisso do cliente em executar os planos e atividades propostos

Já nos debruçamos sobre a importância e relevância da qualificação e experiência de um bom coach para atingir os objetivos definidos e prometidos. Mas o maior e mais importante fator realmente crítico para o sucesso é o mix de força de de vontade, vontade de fazer força e coragem de fazer a força mesmo sem vontade. Sem isso, você pode investir milhares de reais ou dólares nos melhores e mais caros coaches do mundo e não vai conseguir os resultados que você espera, porque coach não faz milagre!

{&&video Os 3 itens do sucesso}

Força de vontade

Vontade de fazer força

Coragem de fazer a força mesmo sem a vontade


E Einstein já dizia que "é insanidade fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes", enquanto eu digo que "é loucura não fazer nada e esperar algum resultado".

&&{fazer imgs das frases, como logo e tal.}




---

Para o Mapa mental

'importância e relevância da qualificação e experiência " ➡post falando sobre isso, must have's coachi, como escolher (+ planilha de avalaição estilo FIN)


"melhores e mais caros coaches do mundo" ➡️ post os coaches mais caros do mundo/LATAM/BR; ranking dos melhores coaches BR/ Latam/mundo; idem consultoria (mais caro BR, LAtam, Mundo| melhroes Br, LAtam, Mundo), sempre colocando Athena na lista.

Quanto tempo demora um processo de coaching?

Geralmente, algumas semanas, que pode variar de 1 a 6 ou mais, com encontros semanais, dependendo do cronograma estabelecido, da complexidade do objetivo e do compromisso do cliente em seguir as orientações do coach.


{& escrever sobre SCRUM Kanban, e outras metodologias ágeis}

Em quanto tempo começo a ver resultados com o coaching?

Isso depende do grau de complexidade do objetivo e da realidade em atingi-lo, ou seja, objetivos que levam tempo e requerem muito esforço constante, como emagrecer, aprender uma coisa nova e qualquer coisa que requeira prática e dedicação para melhorar - a maior parte das coisas que levam as pessoas a buscar um coach -, vão levar mais tempo e exigir mais contato com o coach, seja através de sessões ou encontros semanais ou em outra periodicidade.


E não podemos nos esquecer que o compromisso do cliente em executar os planos traçados pelo coach, fazer as atividades propostas, tirar dúvidas imediatamente e buscar a orientação sempre também vai influenciar no horizonte temporal ou prazo para começar a ver resultados e/ou atingir o objetivo desejado, como já mencionado neste tópico.


Como medir os resultados do coaching?

Uma dúvida recorrente na mente de muitas pessoas que buscam um coach é "como saber se valeu a pena investir em coaching?". Para responder essa dúvida, a principal coisa a ser feita é comparar os seus resultados antes e depois da ajuda do coaching. Se forem melhores, então, valeu o investimento. Se os resultados forem os mesmos ou até piores, é hora de demitir esse coach.


Análise quantitativa

Você pode usar planilhas e formulários como essa planilha da imagem abaixo, que é uma planilha de avaliação que os clientes dos Programas de Coaching Online e Projetos de Consultoria Online da Athena recebem para fazerem essa atividade de comparação, avaliação com notas e tomar suas decisões, além de nos ajudar a entender onde estamos fazendo um bom trabalho e onde precisamos melhorar.


Análise qualitativa

Outra forma de fazer essa verificação, é se atentar às promessas, metas e compromissos que o coach desenvolveu com você, preferencialmente por escrito, para que você possa cobrar depois. Pode ou não envolver avaliações quantitativas.

------

💡pra del dps de lsitar

Post e content full rico " coaches famosos"

(quizz tipo de coach (pra qe vc melhorar) + inspiração (coach) -> recomendar tipo de coaching -< vender os meus mais relevantes {content rico}


💡comparativo: coaches x preço x resultado (pegar os mais conhecidos pro cada área mais relevante: negócios, estudos, carreira, artes, esportes...) free vídeo e pedir recomendações

Tony Robbins

life coaching - método de trabalho - modelo de negócios - clientes satisfeitos - preços


Atletas

adc nomes aqui

Cesar Ciello (ver se vende o serviço)

Mario sergio cortella,

Wesley Barbosa (mentoria)

vocal coach do YouTube (coachella??)

-----




how measure

Mas, independente do valor investido, método de trabalho, modelo de negócios, ferramentas, área de atuação, experiência, competência e conhecimentos do coach, o pulo do gato para o sucesso da jornada de transformação é o cliente executar as orientações do coach - porque sem botar a mão na massa e botar pra fazer não há mudança.


Dica: {outro vídeo: como saber se eu meu coach tá valendo o investimento} card Pra ele.

E você deve comparar o antes e depois da sua performance e resultados em relação ao esperado pra avaliar o quão bom é esse profissional, para saber se o investimento de tempo e dinheiro tá valendo a pena.


{🎶🗣️ Hora do jabá}


E se você quiser ter um coach só pra você, na palma da sua mão, online, digital, pro teu micro negócio ou empreendimento individual, teu bico, profissão liberal,


ou pra botar a carreira nos eixos, ser mais produtive, organizado, ter melhor gestão do tempo, procrastinar menos, organizar sua vida pessoal e seus estudos, tirar as metas de ano novo do papel, mesmo começando depois do Carnaval, conheça a Athena Business Coaching:


Programas de Coaching Online, no precinho, pra você alcançar teus objetivos, ter sucesso, se organizar e deixar a vida mais leve e fluida através da organização e eficiência, no teu tempo, no teu melhor horário, com acesso irrestrito a tua coach, que esse ano a coisa vai!


&&& colocar em algum lugar

No geral, alguns diferenciais da Athena em relação a outras empresas e profissionais, são

* um foco na estrutura geradora de resultados - e não apenas na geração do resultado em si: aqui, você aprende o que fazer e o jeito certo, mas com uma estrutura para que você continue tendo resultados de forma passiva, mesmo depois do fim do Programa, você tocando sozinh@ e por conta própria, sem depender tanto do coach.

* suporte dedicado, online e irrestrito, mesmo depois do fim do programa: você pode mandar suas dúvidas, ideias e atualizações a qualquer momento, mesmo depois do fim do programa

* acompanhamento: para os assinantes de um dos nossos planos, você pode trazer todos os seus problemas, metas e obejtivos e vamos lidar com eles com calma, ao longo do tempo. Melhor custo benefício a médio e longo prazo.

* Modelo digital: tudo o que você precisa saber e fazer (atividades, ferramentas, formulários, templates etc) e seus respectivos tutoriais está na plataforma, para que você acesse a qualquer momento, de qualquer lugar, seja do PC, tablet ou smartphone, quantas vezes quiser, mais rápido ou mais devagar. Você tem a liberdade de tomar o tempo que precisar para executar as atividades, é acompanhado de forma online, assíncrona (coach deixa seus comentários nas suas atividades ou por e-mail) ou síncrona (sessão online por video chamada) &&& continuar


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page