top of page

Tudo sobre a Matriz SWOT ou FOFA + template/planilha grátis

Atualizado: 14 de dez. de 2022



O que é?

A matriz SWOT (ou FOFA) é uma matriz que analisa as principais forças (strenghs), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da tua ideia, seja ela de negócios ou não, além das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente onde você, tua ideia, projeto ou negócio está inserido, te dando uma visão muito mais ampla de tudo o que pode dar certo e o que pode dar errado com essa ideia, antes de colocar em prática - logo, entra na etapa do planejamento -, te poupando muita frustração e dor de cabeça depois.


Você pode usar para pesar os prós e contras de qualquer situação, desde uma estratégia de negócio, passando por uma decisão na vida profissional, uma mudança no teu método de estudos, enfim... qualquer coisa em que você precise tomar uma decisão e escolher a opção com o melhor custo benefício




Forças

Forças são os pontos fortes, as coisas favoráveis, vantagens, prós, teus "super poderes", talentos natos, dons, coisas que você gosta de fazer, sabe fazer bem e é muito fera em fazer. Podem ser diferenciais teus, como algo em que você é muuuuuito bom ou boa em fazer, mais que a maioria das pessoas ao teu redor, como por exemplo, no meu caso, uma força minha é minha capacidade analítica e o fato de eu gostar de planejar, gerenciar etc. Quando eu vou ver, já estou planejando, planilhando, organizando um processo para realizar algum objetivo.


Oportunidades

Fraquezas

Ameaças

Junto com as fraquezas, as forças são os elementos internos ou controláveis, ou seja, você tem o poder de aumentar tuas forças e/ou diminuir as fraquezas ao realizar cursos, treinamentos e praticar para adquirir ou melhorar uma habilidade ou competência, como falar em público, escrever, vender etc., bem como de abandonar ou mudar hábitos ruins.


Por outro lado, as ameaças e oportunidades são coisas geradas pelo ambiente externo (o mercado, a economia, etc), coisas que você não pode controlar ou influenciar - não como indivíduo sozinho, pelo menos -, e você só leva na cara. Exemplo: você sozinh@ não tem como influenciar no preço dos alimentos, mas a alta nos preços vai afetar o preço final dos teus produtos, se você empreende no ramo de alimentação; vai exigir mais da tua renda, como o teu salário, se você é funcionário de uma empresa, o que vai afetar na tua vida financeira pessoal.


Na imagem abaixo, eu deixei um resumo bem prático de como você pode identificar cada uma facilmente.

análise swot, exemplos simples e práticos de forças (strenght), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunity) e ameaças (threat)
Análise Swot, definição prática e exemplos


Importante:

Um ponto fraco pode ser um ponto forte em outra perspectiva.


Exemplo: aquela pessoa que você acha que é "pessimista", que joga areia no projeto dos outros, crítico, chato, detalhista tem tudo para ser um(a) grande economista, estrategista, planejador de longo prazo por ter essa capacidade de ver o que pode dar errado - e se tiver de bônus a capacidade de criar planos de contingência para cada uma dessas catástrofes que ele(a) consegue imaginar, tanto melhor! Eu falo por experiência própria, tá!


Uma pessoa que fala bem e é extrovertida seria um ótimo apresentador, vendedor ou qualquer coisa que envolva falar e persuadir os outros. Porém, isso que é um trunfo na área comercial pode ser a derrota dessa mesma pessoa se ela for parar numa área mais analítica, que envolve pensar, calcular, planejar e projetar, logo, silêncio e um pouco de isolamento social para pensar melhor e produzir mais. O contrário também é verdadeiro.



Quando fazer uma análise SWOT ou FOFA?

O melhor momento para fazer alguma coisa, principalmente planejar alguma coisa, sempre será o agora.


Eu gosto de me debruçar e fazer uma análise SWOT ou FOFA antes de tomar decisões ou, quando tenho muitas ideias, antes de focar em uma ou outra, ou seja, antes de tomar qualquer decisão sobre qual será a minha alternativa escolhida para fazer alguma coisa, desde a coisa mais boba até a mais complexa, seja para a minha empresa, minha vida pessoal, acadêmica, etc.


Onde aplicar a análise SWOT ou FOFA?

A abrangência da SWOT - assim como da maioria das ferramentas de gestão - é quase ilimitada, ou seja, você pode aplicar em praticamente qualquer situação que tenha opções para escolher. Seja para definir o tema de um trabalho em grupo, a escolha de um novo software de gestão para a empresa ou para o departamento, a decisão de contratação de um novo membro para a equipe, decidir o teu cardápio semanal conforme teus objetivos fitness e até a decisão sobre qual estratégia de marketing eu vou utilizar para melhorar minhas vendas, e por aí vai.


Você também deve fazer a #análise do ambiente, principalmente em relação às oportunidades e ameaças que o teu entorno pode trazer independente das tuas forças e fraquezas. Você deve considerar na tua análise, as últimas notícias sobre a tua quebrada e outras informações e acontecimentos que você não pode controlar para enriquecer a análise da viabilidade. Por exemplo, você pode ser um ótimo vendedor de carros, mas percebe que o público da tua localidade tem mudado os hábitos para a preferência pelo aluguel de carros ou utilização de transportes de energia limpa, como bicicleta ou patinetes elétricos. A tua maior força aqui não vale de nada, já que lá fora - onde você não tem como controlar - está te mostrando uma tendência que pode - e vai - atrapalhar teus ganhos como vendedor(a) de carros (profissional), ou para os donos de uma concessionária, oficinas e postos de gasolina (negócios), por exemplo.




Benefícios da análise SWOT ou FOFA


Apesar dessa ferramenta ser do universo da gestão de negócios e planejamento estratégico, ela pode muito bem ser utilizada para vários outros âmbitos da vida e ser uma grande ajuda para os mais indecisos fazerem escolhas melhores, mais sábias e com melhor custo-benefício, como na vida profissional e pessoal, um projeto pessoal, uma ideia etc. Tudo o que você precisa fazer é pegar este modelo de FOFA ou SWOT abaixo, baixar (e imprimir, se quiser), listar tudo de bom que uma situação tem, suas oportunidades, tudo de ruim e as coisas que podem dar errado e serem ruins para essa situação desejada, inclusive por conta dessas fraquezas.



Vou dar alguns exemplos simples na prática para você entender


Exemplo de como usar a SWOT ou FOFA nos Negócios

Eu mencionei antes que uso a SWOT para tomar decisões de marketing e vendas para negócios, né? Então, vamos usar isso como exemplo.



Exemplo como usar SWOT na área Profissional

Exemplo de como usar SWOT nos negócios

Exemplo de como usar SWOT na vida acadêmica

Exemplo de como usar a SWOT na vida pessoal





Quem deve fazer a SWOT?

A essa altura do post, você já deve imaginar que é você mesm@ que deve realizar essa análise. Mas ela não se limita ao tomador de decisão, não - você pode chamar tua equipe, time, família, grupo etc. e realizar essa análise juntos, como um brainstorming só que de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao objetivo de vocês.


Por que eu deveria fazer uma análise SWOT?

Se você é empresário(a), sabe - ou deveria saber - essa resposta na ponta da língua, mesmo e talvez principalmente se você é MEI, ou um empreendedor cujo negócio é de micro a pequeno. Mas os benefícios da análise SWOT também se estendem à vida pessoal, profissional e acadêmica, como já mencionei antes. Os principais são:

  • ajuda a tomar decisões melhores, mais inteligentes

  • ajuda a escolher alternativas mais seguras

  • aumenta a visão sobre o ambiente e os recursos disponíveis e necessários

  • maior clareza sobre as opções

E claro: mais importante do que pensar sobre isso é agir sobre isso. Os benefícios da SWOT não serão aplicados se você apenas anotar ou planilhar os forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto, ambiente, negócio, ideia etc., e listar algumas ideias de estratégias para aproveitar o que é bom e minimizar o que é ruim - você precisa colocar as estratégias em ação!


Por isso, quando eu atendo um cliente nas sessões de análise SWOT, eu sempre gosto de finalizar com um plano de ação prático para cada estratégia levantada por nós, e acompanhar regularmente o andamento da execução das estratégias, para que o cliente realmente atinja os objetivos desejados e trazidos até mim - ou eu seria uma péssima coach, né.




Como fazer uma análise SWOT ou FOFA?


No papel ou planilha, mas também pode baixar este template grátis de planilha, assim, você consegue salvar automaticamente as mudanças que faz, compartilha com a equipe - que também pode colaborar com novas informações úteis na hora de tomar as decisões -, cria uma cópia para cada objeto de análise diferente e ainda carrega essa arma super poderosa para onde for, para editar no computador, tablet, smartphone etc.




Assista o tutorial para aprender como fazer uma análise SWOT ou análise FOFA no Excel com o meu template grátis para download. Caso não consiga ver, clique aqui


A ESTRATÉGIA MAIS EFICIENTE É


Utilizando esta planilha ou este modelo pdf para imprimir, eu faço um brainstorming ou chuva de ideias e vou anotando em cada coluna respectiva todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que me ocorrem sobre o objetivo em questão (eu gosto de usar a ordem FOFA, que é mais intuitiva entre forças e suas oportunidades x fraquezas e suas ameaças, mas você pode usar o SWOT - forças, fraqueza, oportunidade e ameaça).

Quer ler mais?

Inscreva-se em athenabusinesscoaching.com para continuar lendo esse post exclusivo.

8 visualizações0 comentário
bottom of page