top of page

Como criar metas à prova de desculpinhas ou procrastinação| SMART ou SMARTERR + planilha grátis!

Atualizado: 3 de mai. de 2022

Esse é o método infalível para planejar, executar e acompanhar suas metas e atingir o sucesso, de forma fácil, intuitiva, e claaaaro: GRÁTIS!

Menu de links do post, pra você ir direito ao ponto do seu interesse. De nada.

Fim do ano vem aí e todo mundo começa ou recomeça aquelas famosas listinhas de "resoluções de ano novo" ou as metas para o ano seguinte.


Uns colocam "No ano que vem eu vou emagrecer", "vou começar a correr", "vou fazer faculdade", "vou aprender inglês", "vou cuidar mais da saúde", "fazer um intercâmbio", e por aí vai.


Aí passam as festas, e com elas, passa também o "compromisso" com essas metas. Logo na primeira segunda-feira do ano seguinte já começam os adiamentos crônicos, ou seja, aqueles adiamentos que você vem fazendo há anos. Normalmente a desculpa é "deixa pra depois do Carnaval".


Passam-se os dias, semanas e meses, e quando nos damos conta, estamos outra vez em dezembro, e percebemos que daquelas 10 coisas que prometemos que faríamos nesse ano, fizemos um total de 0 delas. E o pior: fica com inveja das pessoas que fizeram as mesmas "metas" que você, só que conseguiram realizar, e vão ter algo além de mais um ano que se passou para comemorar.



Eu não sei você, mas eu realmente gosto de realizar coisas, colocar meus planos em prática e ser uma das pessoas que tem algo a mais para comemorar no fim de ano, junto com as outras bem que também tiveram êxito em seus planos.


Você já deve ter ouvido falar nas METAS ou Objetivos S.M.A.R.T, né?


Então, esses adjetivos ou "must have's" de uma meta para que ela seja passível de ser atingida com sucesso são as chaves para que você entre para o time de pessoas que podem chegar nas festas de fim de ano comemorando uma conquista sua, por seu esforço e dedicação.


Mas elas sozinhas não fazem milagre! É preciso uma boa e clara definição de quais serão as metas, poucas metas - umas 5 ao todo, ou como eu gosto de organizar, "em pirâmide"


1 metona anual (grande); 2 semestrais (1 no primeiro semestre e outra no segundo); 3 trimestrais (1 a cada três meses) e 12 metinhas mensais (1 por mês).


Dica: você também pode usar esse desdobramento para planejar a execução das atividades do dia. Escolha 1 tarefa grande, longa, pesada chata e importante, 2 não tão grandes, mas ainda importantes, 4 mais simples, menos importantes, e 6 daquelas não importantes, mas que você listou que quer fazer um dia, conforme a Matriz de Einsenhower.





Aí, sim, entramos nas metas SMART, que são o "como" você vai atingir cada uma das metas no detalhe. É um tutorial de como você vai agir para conseguir o que você quer.


Sabendo o que você quer, é hora de planejar e formular estratégias para conseguir o que se deseja. Aqui você também precisa mapear os recursos disponíveis para cada meta, ou seja, o quanto de dinheiro, tempo, energia e urgência de cada objetivo, e outros recursos que você pode precisar para executar as ações em si (ajuda de pessoas, investimento, etc). Uma ferramenta muito boa que ajuda a organizar essas informações é o 5w2h.


Vamos a um exemplo clássico: Emagrecer


Uma boa definição dessa meta usando a técnica seria:

Emagrecer 5 kg (S), sendo que vou pesar e anotar semanalmente em uma planilha Excel com gráfico dinâmico(M). Como peso 80 kg, diminuindo minhas calorias e aumentando minhas atividades físicas diárias, como um HIIT, posso perder 1kg por semana, o que é muito possível, segundo muitos estudos científicos sobre emagrecimento(A). Quero emagrecer para ter mais saúde, disposição, condicionamento físico, resistência, imunidade (R), nos próximos 90 dias (T).


Vamos ver mais afundo como cada requisito (cada letra) funciona na prática.

Passo 1: Specific - Definir os objetivos/metas de forma específica

Objetivo geral (como as pessoas costumam anotar em suas resoluções de ano novo): emagrecer A meta SMART exige que você seja específico(a). Então, aqui você precisa pensar em números, quantidades, quantos kilos você quer perder. Coloque um número porque isso vai facilitar o próximo passo. Digamos 5 kg.

Passo 2: Definir indicadores e mensuração.

Passo 3: Atingível ou alcançável

Se o teu objetivo é ir para a Lua, ok. Mas, você precisa buscar saber o que é preciso para conseguir isso e estar disposto(a) a fazer o que for necessário para isso.

De nada adianta você definir um objetivo que você sabe que não vai atingir, seja porque o prazo que você deu é inviável, por falta de recursos ou capacidades, por ser humanamente impossível ou por ser perigoso, ou porque você não fazer mesmo, etc. O fato é que você precisa definir objetivos e metas desafiadores e que vão te exigir um esforço, uma dedicação, dar um pouco de trabalho, sim, mas tudo dentro da possibilidade. Querer perder 50 kg em uma semana não é uma meta atingível. E metas inatingíveis são desmotivadoras, sem falar perigosas. Tenha bom senso na hora de escolher os prazos e recursos que irá utilizar (viu a importância de mapear o que você tem e o que vai precisar lá no começo?)

Passo 4: Relevante

Passo 5: Temporal ou "temporalizável"


variantes do SMART, que incluem mais letras, deixando a meta ainda mais enxuta e "à prova de desculpinhas", que é a SMARRT, onde o R a mais é de Realist (Realista), ou seja, dentro das possibilidades e leis da física. Na minha opinião, esse R é um pouco redundante, já que o Relevant e o Atingível já delimitam essa questão. Mas entendo que há metas em que possa ser necessário especificar isso.


Outra variação bem legal - e, na minha humilde opinião, mais robusta -, é a SMARTER (A SMART que já conhecemos, só que com E de "Evaluated", ou avaliado, e outro R, só que de "Realist", ou realista, no final). Ela é mais completa e complementa tanto a SMART quanto a SMARRT, que já citei.


Aí, eu juntei todas as 3, e deu a SMARTERR, que é a mais completa de todas.



Independente de qual das três opções você desejar (eu recomendo a última), esse é o plano que você vai seguir para começar a montar a sua estratégia, ou seja, no caso desse exemplo, ver quantas vezes por semana você vai se exercitar, por quanto tempo, quais atividades, que horas, modificar sua alimentação - que vai exigir uma adaptação no seu orçamento e na sua dieta atual e até familiar -, o que você vai fazer todos os dias para alcançar 1% da meta total, e assim por diante.




Para um planejamento mais estruturado, você pode usar a meta SMART(ERR), o 5w2h (onde as letras adicionais do SMART vão ajudar muito) para formular seu plano de ação e seu PDCA, para acompanhar seus resultados (daí a importância da letra M de mensurável. É dela que você vai tirar as informações sobre o seu progresso para ver se precisa corrigir seu curso de ações).


Agora, é só pegar a sua planilha abaixo, levar em consideração tuas metas SMARTERR, que são importantes para você, e filtrar todas as tuas tarefas da vida por ordem de prioridade, enfatizando àquelas que mais te ajudam a chegar perto do objetivo. Ou agendar uma sessão de coaching onde eu passo por essa barra junto com você 👊🏽




Ah, falando em fazer um pouquinho por dia, sobre esse assunto em questão, recomendo a leitura desse livro (A única coisa).


Agora, pode ser que pra você tudo isso seja muito complicado, difícil e que você já tá se desmontando na cadeira, igual o cara do gif, pensando "ah, quanto trabalheira". Eu respeito a sua preguiça, afinal, ela é a mãe de todos os pecados capitais, e como mãe, deve ser respeitada, né.


Mas, caso você queira colocar tudo isso em prática sem sair da sua sagrada preguiça, eu tenho uma boa notícia para você:


Eu te ajudo a botar ordem no barraco todo. É só agendar uma sessão de coaching comigo, e logo na primeira sessão você já sai com resultados!! Garantia de sucesso ou teu $$ de volta u.u


Aproveitando a oportunidade: você tem empresa ou tá pensando em começar? Combo Estratégico. É a mesma coisa, só que voltada para negócios.


Se ainda não baixou, baixe já sua planilha GRÁAATIS das Metas SMART.


bottom of page
https://wa.me/5511964920215?&text=Oii,%20eu%20gostaria%20da%20ajuda%20da%20Athena%20para%20criar,%20crescer%20ou%20consertar%20o%20meu%20negócio/projeto%20pessoal.