top of page

Projetos para o próximo ano: como realizá-los começando depois do Carnaval

Atualizado: 3 de mai. de 2022

"[...] quando você tem um plano com metas e tarefas claras e um acompanhamento dos resultados, você até pode deixar para começar as coisas depois do Carnaval e ainda ter sucesso e atingir o objetivo definido [...]"

Fim de ano chegando e todo mundo vai fazer aquela listinha de coisas que quer fazer ou que aconteça no ano seguinte. No Brasil, a força de vontade para fazer o que precisa para realizar os itens dessa lista ou só dura até o Carnaval, ou o mais comum, não saem do plano da vontade, porque o pessoal deixa pra depois do Carnaval e vai postergando até chegar dezembro de novo, e nada foi feito. Se identificou?




Uma coisa é fato: podemos fazer mil planos e até ter estratégias para realizá-los, mas nem sempre vamos conseguir o que planejamos dentro do prazo estipulado por conta da ação de fatores externos incontroláveis, como crises, guerras, COVID-19, e outras coisas.


Mas, fora esses extremos, todos nós podemos atingir nossos objetivos se tivermos clara noção de onde estamos, para onde vamos e, a partir disso, definir um plano com tarefas específicas (as metas SMARTs) dentro de um plano de ação prático e soubermos medir nossos resultados e mudar o que for necessário para conseguirmos o que queremos [KFC], há muito mais chance de você conseguir o que planejou, independente do Carnaval.


Na verdade, quando você tem um plano com metas e tarefas claras e um acompanhamento dos resultados, você até pode deixar para começar as coisas depois do Carnaval e ainda ter sucesso e atingir o objetivo definido, porque levou isso em consideração na hora do planejamento do cronograma, ou seja, "começando depois do Carnaval, terei X tempos para realizar tarefas A, B, C.." e assim por diante.


Particularmente, eu prefiro já começar uma coisa na primeira segunda-feira do ano, pra ter mais tempo e mais espaço para minhas entregas - eu posso fazer menos entregas num período de espaço maior e mais confortável -, mas isso é uma preferência pessoal. Há projetos que eu prefiro começar mais para o segundo semestre mesmo, porque são coisas que serão mais rápidas e/ou mais fáceis de se concretizar, como emagrecer alguns poucos quilos em um ou dois meses, ou terminar um determinado projeto de artesanato decorativo.


Agora, se você realmente está disposto(a) a começar um projeto grande depois do Carnaval, como por exemplo uma reforma ou construção de casa, abrir um negócio, aprender um novo idioma, emagrecer mais que 10 kg, fazer uma viagem internacional etc., que são exemplos que projetos/empreendimentos pessoais ou profissionais que não são nem triviais, nem de rápida concretização, e ainda envolvem muitas subtarefas ou etapas/entregas intermediárias ou terceiros, já saiba que seu prazo vai ser mais curto, e você terá que fazer muitas entregas intermediárias, bater mais metas menores para atingir o objetivo, e seu objetivo maior será desmembrado em mais etapas. Resumindo, quanto mais você demorar para começar um projeto grande, extenso e com muitas etapas, mais trabalho acumulado você vai ter, por conta do prazo menor. Por tua conta e risco.


Isso considerando que você vai tirar um tempo para planejamento PRÉVIO, isto é, para planejar ANTES DE COMEÇAR, que, dependendo do projeto, pode levar 1 hora, 1 tarde inteira, 1 dia ou alguns meses. Quanto melhor for o seu planejamento prévio, mais rápida e produtiva será sua execução.


Minha mãe me contou uma história de um dois lenhadores, um velho e um jovem, que fizeram uma competição para ver quem cortava mais lenha em um dia.


Toda vez que o jovem olhava para o velho, o via sentado e considerava que iria ganhar.


No fim, o velho havia cortado muuuuito mais lenha que o jovem. O jovem, perplexo perguntou "Como você cortou mais lenha, se toda vez que eu te via você estava sentado descansando?". E o velho respondeu: ""Eu não estava descansando. Estava afiando meu machado, porque quando você tem um machado afiado, você corta muito mais lenha e muito mais rápido do que se com um machado cego".


Então, capriche no seu planejamento antes. E nesse planejamento, não se esqueça de considerar seu objetivo, plano de ação, as condições externas, os recursos necessários, custos, tempo, energia necessária, etc. Use as Metas SMART para estabelecer as tarefas.


Parece muito cansativo, né?

Eu sei. Por isso, eu te apresento o meu serviço de coaching e consultoria em estratégia pessoal, onde a gente vai fazer tudo isso aí - e muito mais -, para que você possa comemorar no fim do próximo ano uma grande conquista, mesmo tendo começado a coisa depois do Carnaval.


Tá planejando um negócio para o ano? Então, agende tua sessão, porque "quem falha em planejar, planeja fracassar". Frase de Roosevelt, mas que serve pra tudo na vida. Não seja uma das 29% das empresas que fecham em menos de 5 anos por falta de um bom planejamento estratégico antes e uma boa gestão depois de abrir. Conte comigo!!


Precisa de uma ferramenta que te ajude a priorizar tuas tarefas, te mostrar a ordem em que as coisas devem ser feitas, baseado em critérios objetivos, pra você não cair na armadilha da procrastinação? Então, conheça o Sequenciador de Tarefas. Pode me agradecer depois.










8 visualizações0 comentário
bottom of page
https://wa.me/5511964920215?&text=Oii,%20eu%20gostaria%20da%20ajuda%20da%20Athena%20para%20criar,%20crescer%20ou%20consertar%20o%20meu%20negócio/projeto%20pessoal.